
Categoria: Artigos
Data: 06/06/2024
A gratidão é uma decisão do coração, não é algo que flui naturalmente dentro de nós. Por mais que experimentemos do cuidado e da provisão de Deus, nossos olhos sempre se voltam para aquilo que não temos (na maioria dos casos, não precisamos), gerando ingratidão em nosso coração. Por isso precisamos exercitar gratidão a Deus.
A gratidão é um exercício do coração que celebra a Deus pelo sustento que ele nos tem provido, inclusive pelas pequenas coisas cotidianas com as quais nos presenteia. Dificilmente seremos agradecidos a Deus enquanto estivermos focados no que desejamos. Nem sempre temos tudo o que desejamos, e nem deveríamos querer satisfazer nossos desejos a qualquer custo. Há coisas que queremos que vão nos causar mais mal do que bem e nos afastar de Deus. Felizmente o Senhor sabe o que é melhor para nós e nos protege de nós mesmos dizendo não a algumas orações.
À medida que fundamentamos a nossa gratidão no que necessitamos, no pão nosso de cada dia, certamente vamos crescer em gratidão e em contentamento. Acima de tudo, porém, a ênfase deste salmo está na misericórdia e no amor de Deus, que não se esgotam. Este é o nosso maior motivo de celebração, pois ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.